Aula 10 - 17 de Dezembro

Nesta aula começámos a utilizar o Grasshopper (plugin disponível com o Rhino), de modo a percebermos como podemos modelar outras formas no programa.


Usámos o comando "Sphere" no Grasshopper para criar uma esfera no Rhino.


De seguida, atribuímos um raio à nossa esfera.


Marcámos depois um ponto no Rhino e ligámos a esfera a esse novo ponto, através da ligação entre o comando "Point" do Grasshopper e o ponto criado no Rhino.


Com o comando "Scale", duplicámos o tamanho da nossa esfera original.


Depois desligámos os comandos usádos para fazer a esfera original ("Point" e "Sphere"), de modo a percebermos como as ligações entre os vários comandos do Grasshopper funcionam.


No comando "Scale" do Grasshopper, utilizámos o "Bake" para criar uma esfera permanente no Rhino.



Depois de concluida a esfera, iniciámos outra representação modelar no Grasshopper. Começámos então por ligar o comando "Populate 2D".


De seguida, com o comando "Panel", verificámos em que zona se encontrava cada ponto gerado pelo comando "Populate 2D". Vimos também como o comando "Voronoi" era influênciado pelos pontos do "Populate 2D"



Criámos depois um quadrado que iria integrar o comando "Voronoi" e 100 pontos do comando "Populate 2D".


Por fim, gerámos a face do quadrado com o comando "Surface", e com os comandos "Box", "Populate 3D" e "Voronoi 3D", gerámos uma representação cúbica, onde cada ponto constituía uma peça fragmentada deste objeto.




No final da aula, aproveitámos os comandos anteriores para fazer o cubo, e começámos por aumentar os comandos "Populate 2D" e "Voronoi" através do comando "Scale". 


Por fim, com os comandos "Distance" e "Multiplication", vimos a distância entre todos os pontos gerados no Rhino a partir do Grasshopper, utilizando também o comando "Panel" para verificarmos a que distância se encontra cada ponto do nosso ponto central.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 11 - 7 de Janeiro

Aula 14 - 21 de Janeiro

3ª Entrega - Trabalho Final