Aula 13 - 18 de Janeiro

Na primeira parte desta aula abrimos o terreno que tinhamos feito na aula passada e inserimos-lhe uma imagem do nosso terreno de estudo da cadeira de Laboratório de Projeto IV.

A partir dos materiais disponiveis no Rhino, acrescentámos uma imagem do nosso terreno de estudo, anteriormente retirada do QGIS.




Durante a aula, o professor mostrou-nos também como acrescentar os edifícios ao nosso terreno no Rhino. Para isto, o professor abriu a Carta correspondente ao nosso terreno (Carta 05M), no Autocad, e extrudiu vários edifícios. Depois de feita a sua extrusão, exportámos estes edifícios do Autocad para o Rhino.


No final da primeira parte da aula, foi ainda exemplificado como fazer a extrusão do nosso terreno. Através do comando "OffsetSrf" aumentou-se a grossura do nosso terreno, de modo a este ficar bem vizivel. 


Já na segunda parte da aula, fizemos a modelação de corais no Rhino.

Começámos por definir várias circunferências e linhas em formato helicoidal.


De seguida usámos o comando "Loft" para definir a curvatura da superfície interior e exterior do nosso primeiro coral.



Com as surpefícies já definidas, procedemos à criação de vários pontos do coral, que servirão de referência para a sua montagem, mais tarde.


Depois, procedemos à criação das várias peças do coral que constituem os seus espinhos e unimos estas peças com as suas superfícies, gerando assim o primeiro coral deste trabalho.






Com o primeiro coral feito, copiámos as suas superfícies, exterior e interior, para o lado direito, utilizando-as como referência para a criação do coral 2 e 3.

Para a criação destes outros dois corais o processo foi o mesmo. Definimos várias peças que servirão de base para a sua montagem e depois, com as nossas superfícies preexistentes, gerámos a forma final de cada um.






Comentários